b

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Agora é a vez da China se lançar ao espaço para explorar Lua, Vênus e Marte


Como os EUA diminuem suas iniciativas espaciais, muitos começam a crer que os chineses, devido ao assombroso crescimento econômico e tecnológico, podem alcançar a posição de líderes da exploração espacial, batendo os norte-americanos, que desde o fim da corrida armamentista é o país dominante do espaço sideral.


O site TG Daily divulgou a notícia que a China estaria intensificando suas aspirações de explorar a Lua e os planetas Vênus e Marte. O país, de acordo com a Associeted Press, pretende enviar um veículo rover à Lua até 2013 e um astronauta até 2020. "A liderança que uma nação mantém no espaço é altamente simbólica, pois demonstra ao planeta o poderio tecnológico, militar e a influência internacional exercidas por um país sobre o restante do globo. Um declínio na liderança espacial será visto como símbolo de um declínio do poder e da influência dos EUA", disse Scott Pace, um administrador da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) durante a administração Bush e defensor para o envio de astronautas americanos de volta à Lua.

Alguns funcionários da agência e do governo estão preocupados com a possibilidade da China militarizar o espaço, já que as iniciativas ocorridas acima da atmosfera são executadas pelo Exército Nacional da nação. Refutando a idéia de militarização do espaço por parte da China, Li Longchen, ex-editor da Space Probe Magazine disse que "a tecnologia espacial pode ser aplicada tanto para uso civil como para uso militar, a China não tem por objetivo enfatizar os fins militares".

Os chineses têm sua agência espacial - a China National Space Administration (CNSA) - e esperam lançar uma estação espacial em 2020, o ano em que a Estação Espacial Internacional (ISS) está marcada para fechar. Caso o plano realmente ocorra, a China será, em 2020, a única nação com seres humanos no espaço. O país enviou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003, 40 anos depois dos Estados Unidos e Rússia. O plano chinês é começar com a Lua para depois explorar Marte e Vênus.