b

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Anã negra

As maravilhas do universo que não se aprende na escola - Anã negra.

Uma estrela anã negra é um objeto astronômico hipotético: uma anã branca tão velha que esfriou o suficiente para não mais emitir luz. Para a idade do
universo estimada atualmente em 13,7 bilhões de anos, não se espera que nenhuma anã branca tenha tido tempo suficiente para esfriar a tal ponto.

Evolução

Uma estrela anã branca é o que sobra de uma estrela de 8 a 10 massas solares depois de ter queimado todo o seu hidrogênio e hélio em elementos mais pesados como carbono, oxigênio, e nitrogênio, não podendo levar adiante qualquer fusão nuclear de seus subprodutos. Ela então começa a esfriar com a emissão de radiação térmica.
Mesmo se estrelas anãs negras existissem, elas seriam extremamente difíceis de serem detectadas, desde que, por definição, elas emitiriam pouquíssima radiação, pois sua temperatura superficial estaria não muito acima da temperatura da radiação de fundo do universo (~ 3 K). Seriam apenas detectáveis indiretamente, através de sua influência gravitacional sobre objetos próximos.
Ambas, as anãs negras e as anãs brancas, são estrelas degeneradas.


E assim terminamos com as estrelas anãs, mas isso não significa que seja o fim da série, pois tem muito mais coisa em nosso universo.


Para ver o capítulo anterior da série - http://skyufo-x.blogspot.com/2011/07/ana-branca.html

Fonte: Wikipédia