b

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Nasa recupera poeira lunar desaparecida


A Nasa, agência espacial americana, está comemorando a recuperação de uma relíquia desaparecida há 40 anos: Um pedacinho da Lua, uma poeria, que cabe na ponta de um dedo. O material foi recuperado depois de ter sido colocado à venda em um leilão por uma viúva americana
– era de seu marido. A peça era avaliada entre US$ 1 mil e US$ 1,5 mil. Assim que os investigadores da Nasa souberam do leilão, em St. Louis, no estado do Missouri, interromperam e levaram o material minúsculo de volta ao centro espacial Johnson, em Houston, no Texas.

Segundo os investigadores que encontraram a poeira lunar, o material teria sido retirado com fita adesiva de um cartucho de filme fotográfico que veio da Lua na primeira viagem tripulada, em 1969. De forma ainda desconhecida pelas autoridades americanas, a poeira foi para o mercado negro e acabou vendida em 2001 para um colecionador alemão, que partiu a fita adesiva em pequenos pedaços.

Apesar do tamanho, a Nasa afirma ser muito importante ter essa poeria lunar fora do mercado negro. “É um grão – que cabe na ponta do dedo. Mas é material lunar, e como não voltaremos à Lua tão cedo, tem grande valor para algumas pessoas”, disse leiloeiro David Kols, que quase vendeu a peça, à revista americana Time.

Ao todo, os astronautas americanos trouxeram mais de 300 quilos de rocha lunar durante a série de missões Apollo que terminou em 1972. Quase todo esse material foi retido para análise, mas uma parte pequena foi doada a museus.