b

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Telescópio do ESO localiza 96 aglomerados de estrelas abertos na Via Láctea



RIO - Usando dados do telescópio Vista, do Observatório Europeu do Sul, um grupo de astrônomos de diversos países descobriu 96 novos aglomerados de estrelas abertos escondidos pela poeira na Via Láctea. É a primeira vez que um número tão grande de aglomerados é encontrado de uma só vez. As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira pelo ESO.
O resultado da observação dos especialistas será publicado na revista "Astronomy & Astrophysics".
Apenas 2500 aglomerados abertos foram encontrados até agora na Via Láctea, mas os astrônomos estimam que possa haver cerca de 30 mil ainda escondidas atrás da poeira e do gás. Enquanto aglomerados abertos brilhantes e grandes são facilmente vistos, esta é a primeira vez em que aglomerados pequenos e fracos foram encontrados de uma só vez. O uso do telescópio Vista possibilitou a descoberta.
Além disso, estes novos 96 grupos podem ser apenas a ponta do iceberg:
- Apenas começamos a usar softwares mais sofisticados para procurar por aglomerados menos concentrados e mais antigos. Estou confiante de que muito mais está por vir - disse Jura Borissova, que liderou o estudo.
A maior parte das estrelas com mais da metade da massa do nosso Sol se forma em grupos, chamados de aglomerados abertos. Eles são os blocos de construção das galáxias e vitais para a formação e evolução de galáxias como a nossa. Aglomerados estelares formados em regiões com muita poeira difundem e absorvem a maior parte da luz visível que as estrelas jovens emitem, tornando-as invisíveis para muitas pesquisas do céu.



Fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/08/03/telescopio-do-eso-localiza-96-aglomerados-de-estrelas-abertos-na-via-lactea-925052923.asp#ixzz1TzjteVJK