b

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cometa Elenin não deixa barato e volta às notícias em grande estilo

Em 14 de agosto houve uma entrevista no qual a Nasa esclarecia os boatos gerados em relação ao cometa Elenin. Até então parecia que tudo estava explicado e que este cometa simplesmente iria seguir sua trajetória normalmente até regressar aos confins do nosso sistema solar.

Contudo, este cometa não podia deixar por menos e teve que pregar uma peça
na comunidade científica.
Na verdade, agora há duas versões do que teria acontecido com o cometa.  A versão oficial, aceita pelos astrônomos convencionais é a de que ele estaria se desintegrando.
O site SkyandTelescope.com reportou anteontem, 30 de agosto, que o famoso cometa Elenin, o qual agora estaria a somente duas semanas de sua passagem mais próxima do Sol, parece estar se auto-destruindo.
Imagens apresentadas mostram que o núcleo do cometa se tornou alongado e difuso, sendo que na última semana ele teria perdido50% de seu brilho, de acordo com o editor chefe da Sky and Telescope, J. Kelly Beatty.  De acordo com ele estes são os sinais de que o núcleo congelado do cometa Elenin teria se partido em dois pedaços, ou teria se desintegrado.
Contudo, no mesmo dia (30/8), um vídeo foi postado no YouTube, mostrando o qual alegadamente mostra o dito cometa sendo desviado de sua rota por uma explosão vinda de Júpiter.
Não temos como comprovar que aquilo que está sendo visto no vídeo é realmente o cometa Elenin sendo desviado, ou nem mesmo se o vídeo se trata de uma montagem, pois ainda não identificamos a fonte do mesmo.
Contudo, parece que o cometa Elenin não vai deixar barato sua saída de cena, deixando para trás mais este mistério seja pelo fato de estar se desintegrando, seja pelo fato de ter sido desviado de sua rota por uma misteriosa explosão vinda de Júpiter.



Fonte: Ovnihoje