b

sábado, 10 de setembro de 2011

GRAIL estudará a estrutura interior da Lua !!





O Gravity Recovery and Interior Laboratory, ou GRAIL, a missão é parte do programa Discovery da NASA. Ele está programado para lançamento em 2011. GRAIL vai voar naves espaciais gêmeas em órbitas ao redor da lua conjunto por vários meses para medir seu campo de gravidade em detalhes sem precedentes.

A missão também vai responder a perguntas de longa data sobre a lua da Terra e fornecem aos cientistas uma melhor compreensão de como a Terra e outros planetas rochosos do sistema solar se formou.

Os cientistas usarão as informações campo gravitacional dos dois satélites para raios-X da crosta da lua para o núcleo para revelar estruturas do subsolo da lua e, indiretamente, sua história térmica.

A técnica de medição que GRAIL vai usar foi lançada pela norte-alemã de Recuperação de Gravidade da Terra conjunta observando and Climate Experiment, ou graça, a missão lançada em 2002. O GRACE gravidade medida satélites alterações relacionadas com o movimento de massa dentro da Terra, como o derretimento do gelo nos pólos e mudanças na circulação oceânica. Tal como acontece com GRACE, ambas as sondas GRAIL vai ser lançado em um veículo de lançamento único.

Investigador principal GRAIL é Maria Zuber, do Massachusetts Institute of Technology, em Cambridge. Zuber equipe de cientistas especializados e engenheiros inclui o ex-astronauta da NASA Sally Ride, que irá liderar os esforços públicos da missão de extensão. Até cinco câmeras a bordo de cada sonda irá permitir que os alunos eo público a participar na missão GRAIL de exploração lunar. Cada espaçonave GRAIL vai levar as câmeras para documentar as suas opiniões a partir de órbitas lunares.

GRAIL vai apoiar as metas da NASA de exploração como a agência planeja retornar o homem à lua. Em 2008, a agência vai lançar o Lunar Reconnaissance Orbiter, ou LRO, para circundar a Lua por pelo menos um ano e tomar medidas para identificar futuros locais de pouso robótica e humana. A sonda também vai olhar para possíveis recursos lunares e aspectos do documento do ambiente de radiação lunar. Depois de um hiato de 30 anos, LRO representa o primeiro passo da NASA para retornar o homem à lua. GRAIL medições de alta resolução irá complementar a gravidade de alta resolução LRO observações da superfície lunar.



"Como NASA avança com esforços de exploração, nossas missões ciência lunar será a bóia de luz liderando o caminho para futuras atividades humanas", disse Jim Green, diretor da Divisão Planetária, Ciência Mission Directorate, Washington.

Investigações incluem:
• Mapa da estrutura da crosta e litosfera
• Entender a evolução assimétrica da Lua térmica
• Determinar a estrutura do subsolo das bacias de impacto e a origem da mascons
• Verificar a evolução temporal das rupturas da crosta e magmatismo
• Restringir estrutura interior profundo das marés
• Coloque limites no tamanho de um núcleo sólido possível interior

fonte: http://science.nasa.gov/missions/grail/