b

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Opportunity encontra veia mineral depositada por água

Conforme o site oficial da NASA publicou nesta quarta-feira, 07, a sonda Opportunity encontrou uma veia mineral  brilhante muito parecida com o gesso depositada pela água, o estudo dessa veia pode nos ajudar a compreender a história dos ambientes úmidos na superfície de Marte.
Como afirma Steve Squyres, da Universidade Cornell, Ithaca, NY: "Estas veias contam a história de como a  água fluiu através de fraturas na rocha subterrânea". E ele diz ainda que este material é um depósito de produtos químicos de grande pureza que se formaram no lugar certo, e isso não pode ser dito para outros tipos de gessos ou minerais relacionados com água encontrados pela sonda. Não é raro na Terra, mas em Marte, é o tipo de coisa que faz  com que os geólogos saltem de suas cadeiras.
 Para a NASA saber de onde vieram essas veias minerais é um mistério, provavelmente foi formado a partir da água que dissolveu o cálcio de rochas vulcânicas, e foi depositado como sulfato de cálcio em uma fratura subterrânea, que mais tarde tornou-se expostos na superfície. 
Foto da veia mineral tirada pela sonda Opportunity



"Ele poderia ter se formado em um tipo diferente de ambiente aquático, um mais hospitaleiro para uma maior variedade de organismos vivos", disse Benton Clark do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado.
A sonda Opportunity e sua irmã gêmea Spirit completaram seus 3 meses de missões inicias em abril de 2004. Desde então passaram a explorar o planeta como bônus para a missão. A sonda Spirit encerrou as comunicações com a terra em 2010, já a Opportunity continua funcionando, com apenas algumas falhas mecânicas.
A NASA já enviou a Marte no mês passado um foguete não tripulado, Atlas 5, para investigar sinais de vida no planeta vermelho, levando a bordo um veículo explorador espacial movido a energia nuclear chamado Curiosity.
A previsão de aterrissagem do jipe robô no planeta, se não houver nenhum problema é até agosto de 2012.


Referências: Folha, Cientec, NASA, Wikipedia