b

terça-feira, 2 de agosto de 2011

NASA: telescópio Herschel encontra moléculas oxigênio no espaço


O grande telescópio Herschel Space Observatory e state-of-the-art detectores de infravermelho têm fornecido a primeira constatação confirmados de moléculas de oxigênio no espaço. As moléculas foram descobertas no complexo de Orion de formação estelar.
Átomos individuais de oxigênio são comuns no espaço, particularmente em torno de estrelas massivas.Mas o oxigênio molecular, o que representa cerca de 20 por cento do ar que respiramos, iludiu os astrônomos até agora.

"O gás oxigênio foi descoberto na década de 1770, mas isto está nos levando mais de 230 anos para finalmente dizer com certeza que esta molécula muito simples existe no espaço", disse Paul Goldsmith, o cientista da NASA, projeto Herschel na agência do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, Calif . Goldsmith é autor de um recente artigo descrevendo os resultados na revista Astrophysical Journal. Herschel é uma missão da Agência Espacial Europeia liderada com contribuições importantes da NASA.
Os astrónomos procurou as moléculas elusive no espaço ao longo de décadas utilizando balões, bem como terra e telescópios espaciais. O sueco Odin telescópio avistou a molécula em 2007, mas a observação não pôde ser confirmada.
As linhas onduladas revelam
 as assinaturas de oxigênio.
Goldsmith e seus colegas propor que o oxigênio é preso no gelo de água que recobre minúsculos grãos de poeira. Eles acham que o oxigênio detectado por Herschel na nebulosa de Orion foi formado após a luz das estrelas aquecido os grãos de gelo, liberando água, que foi convertida em moléculas de oxigênio.
"Isso explica em que parte do oxigênio podem estar se escondendo", disse Goldsmith. "Mas não encontramos grandes quantidades do mesmo, e ainda não entendem o que é tão especial sobre os pontos onde encontrá-lo. O universo ainda guarda muitos segredos."
Os pesquisadores planejam continuar sua busca por moléculas de oxigênio em outras regiões de formação estelar.
"O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no universo e sua forma molecular deve ser abundante no espaço", disse Bill Danchi, Herschel cientista do programa na sede da NASA em Washington. "Herschel está provando ser uma ferramenta poderosa para investigar este mistério sem solução. O observatório dá astrônomos uma ferramenta inovadora de olhar para todo um novo conjunto de comprimentos de onda onde a assinatura dizer-conto de oxigênio pode estar escondido."
_________
Já temos água, já temos oxigênio, o que mais falta para aceitarem a vida fora da Terra?