b

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gigante azul

As maravilhas do universo que não se aprende na escola - Gigante azul
Em astronomia, uma estrela Gigante azul é uma estrela pesada, com massa maior que 18 vezes a massa do Sol, e muito quente e brilhante de tipo
espectral O ou B.
No Diagrama de Hertzsprung-Russell, Gigantes azuis são encontradas no canto superior esquerdo graças a sua luminosidade.
Gigantes azuis são extremamente luminosas, atingindo magnitudes absolutas de -5, -6 ou mesmo menor (magnitudes estelares seguem uma escala logarítmica e portanto, quando mais negativa maior o valor da grandeza). Suas temperaturas são tão altas (20.000 K ou mais) que uma quantidade considerável de sua energia é emitida através de radiação ultravioleta, e portanto invisível para os nossos olhos.
Muitas destas estrelas são encontradas em Associações OBs, grandes grupos de estrelas fracamente ligadas entre si pela gravidade. Como elas são muito pesadas, espera-se que seu tempo de vida seja muito menor do que o de estrelas menores (da ordem de dezenas a centenas de milhões de anos), as teorias atuais preveem que estas estrelas devem terminar sua vida em uma supernova.
Exemplos conhecidos de estrelas Gigantes azuis incluem Mu, Regor, Rigel, Regulus, Saiph, Deneb assim com a precursora da Supernova 1987, mas de forma geral, gigantes azuis são estrelas raras.

Para ver o capítulo anterior da nossa série - http://skyufo-x.blogspot.com/2011/07/ana-negra.html

Fonte: Wikipédia