b

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Apod, imagem astronômica do dia. [03/10/2011]

                                     


                                        Filme da Matéria Escura pelo Bolshoi Simulation Créditos e direitos autorais : A. Klypin (NMSU), J. Primack (UCSC) et al., Chris Henze (NASA Ames), NASA's Pleiades Supercomputer
Music (© 2002): Her Knees Deep in Your Mind by Ray Lynch 









 E se você pudesse voar através do universo e ver a matéria escura? Embora a tecnologia para tomar tal vôo continue em desenvolvimento, a tecnologia para a visualização dete vôo deu um grande salto adiante com a conclusão da Simulação Cosmológica Bolshoi.
Depois de 6 milhões de horas de CPU, o sétimo supercomputadormais rápido do mundo produziu muitas novidades científicas, incluindo a simulação do vôo acima. A partir da distribuição de matéria escura relativamente suave do início do universo percebido a partir da radiação de fundo de microondas e outros conjuntos de grandes dados celestes, o Bolshoi seguiu a evolução do universo à época atual mostrada acima, retornando o padrão de ccorrespondência cosmologica. Os pontos brilhantes no vídeo acima são nós, normalmente invisíveis, de matéria escura, muitos dos quais contêm galáxias normais. Longos filamentos e aglomerados de galáxias, todos gravitacionalmente dominado pela matéria escura, tornam-se evidentes. A comparação estatística entre o Bolshoi e os atuais mapas celestes de galáxias reais mostram boa similaridade. Embora a simulação Bolshoi fortaleça a hipótese da existência da matéria escura, muitas perguntas permanecem sobre o nosso universo, incluindo a composição da matéria escura, a natureza da energia escura, e como a primeira geração de estrelas e galáxias se formaram. 

Fonte:APOD